MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Boleadeiras em São paulo

Encontre milhares de ofertas de Boleadeiras usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/08/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Boleadeira?

 

Boleadeira é uma espécie de funda, uma arma muito utilizada pelo gaúcho para caçar nas grandes pradarias do pampa riograndense, uruguaio e argentino. Era lançada nos pés do animal enquanto ele corria, causando-lhe assim a queda e possibilitando ao caçador ir ao local dessa queda e matar o animal.

 

 

Lista das melhores Boleadeiras

 

  • Boleadeira de uma bola
  • Boleadeira de duas bolas
  • Boleadeira de três bolas

 

 

Como funciona a Boleadeira

 

A boleadeira é composta de bolas metálicas ou pedras arredondadas (bolas ou boleadoras em castelhano) amarradas entre si por cordas tendo em cada uma das extremidades uma das bolas, em comparação com o lariat ou riata do cowboy.

 

Lançadas girando sobre si, elas vão ao encontro do alvo, geralmente as pernas de um animal quadrúpede, que leva um tombo na hora, ficando imobilizado. Usada normalmente na captura do gado na campanha, asboleadeiras também foram mais tarde utilizadas na guerra.

 

 

Para que serve a Boleadeira

 

Boleadeiras são desenvolvidas para conter seu alvo. Com exceção de quando são usadas contra jogadores, sua duração de conexão é constante. Para jogadores, a duração de conexão varia dependendo da defesa à distância. Um jogador pode dividir o tempo de conexão orando contra combate à distância ou segurando uma arma que possa cortar a vinha da boleadeira sem causar ferimentos. Uma faca poderia fazer isto, assim como a maioria dos instrumentos cortantes.

 

 

Tipos de Boleadeiras

 

  • Boleadeira de uma bola: A chamada "bola perdida", com apenas uma bola, do tamanho aproximado de um punho fechado, era usada como arma sendo lançada para atingir a cabeça do inimigo.

 

  • Boleadeira de duas bolas: A boleadeira de duas bolas , ou nhanduzeira (avestruzeira) é utilizada para caça, especialmente do nhandu ou ema enredando-se nas patas do animal quando lançada. Também foi usada pelos índios nas guerras, para enredar as patas dos cavalos montados pelos conquistadores, causando a queda dos dois e possibilitando o ataque e morte do cavaleiro.

 

  • Boleadeira de três bolas: Ao que tudo indica, a boleadeira de três bolas - também chamada de Três Marias - foi criada, com base na boleadeira de duas bolas dos índios, pelos homens do pampa. Ela também tem seu uso principal na caça, sendo utilizada eventualmente na guerra, da mesma forma que a de duas bolas. Era um utensílio muito utilizado para capturar os animais de pequeno e médio porte.

 

 

Benefícios das Boleadeiras

 

A boleadeira é a herança que as tribos autóctones da região do Plata deixaram aos gaúchos. Entre todos os utensílios de caça e/ou armas utilizados pelos gaúchos, nenhum é mais característico e mais peculiar que a boleadeira.
 
Não há dúvidas de que os espanhóis, e os europeus em geral, desconheciam totalmente o uso da boleadeira ao iniciar a conquista do continente americano.
 
 
Fontes:
lapampagaucha.blogspot.com.br
services.runescape.com
identidadecampeira.com.br

Comentários sobre Boleadeiras

Vídeo sobre Boleadeiras

Cidade:
Twitter
Boleadeiras
https://www.youtube.com/embed/g8XtjOoaXcU
Boleadeiras