Encontre milhares de ofertas de Instrumentos Musicais usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 02/12/2023 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
Um instrumento musical é caracterizado como um objeto, construído com o propósito de produzir música. A variedade de tipos de instrumentos musicais podem ser categorizados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.
Há várias formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificações que levam em conta os conjuntos instrumentais tais como orquestras. Como um exemplo disso, a classificação dos instrumentos da orquestra sinfônica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percussão.
Nos instrumentos de cordas, o som é produzido pela vibração de uma corda, quando esta é friccionada ou percutida. Esta vibração é geralmente amplificada pois a maioria destes instrumentos apresenta uma caixa de ressonância. Exemplos deste tipo de instrumentos são o violino, a viola, a guitarra ou o contrabaixo. A qualidade sonora destes instrumentos depende da combinação entre as cordas utilizadas e a caixa de ressonância que na maioria das vezes é feita em madeira.
Os instrumentos de sopro são usualmente constituídos por tubos e o som é produzido pelo movimento do ar que se encontra no seu interior. Os diferentes sons relacionam-se cpm o comprimento da coluna de ar movimentado. São exemplos de instrumentos de sopro, as flautas, o saxofone, o clarinete ou a trompa.
Neste tipo de instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma mambrana ou de uma superfídie. Esta oscilação pode ser provocada pela mão ou com a ajuda de baquetas, que podem ser de plástico ou de madeira. Exemplos deste tipo de instrumentos, são os tambores, as baterias, os xilofones ou os adufes.
R$ 9,90