MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Porcos em Piauí

Encontre milhares de ofertas de Porcos usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/07/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Porco?

 

O porco é um animal mamífero que tem quatro patas, sendo que cada uma delas possui quatro dedos. Possui um focinho cartilaginoso e 44 dentes em sua boca. 

 

Este animal é uma evolução do javali, que foi domesticado pelo homem há milhares de anos. A pele do porco é coberta por uma espessa camada de gordura. A alimentação do porco é constituíta, principalmente, de verduras, legumes e grãos.

 

 

Lista das Principais Raças de Porcos

 

  • Landrace
  • Duroc
  • Large white
  • Pereira
  • Nilo
  • Piau
  • Canastrão
  • Canastra
  • Canastrinho

 

 

Como funcionam os Porcos

 

A gestação, que pode ser de 105 a 135 dias (conforme a espécie), pode repetir-se no mesmo ano. A reprodução é sexuada e vivípara.

 

Calcula-se que uma porca, no prazo de dez anos, possa produzir uns 7 milhões de descendentes. Alimenta-se principalmente de abóboras, milho, tubérculos e outras ervas.

 

 

Para que servem os Porcos

 

Apesar do nome atribuído a esses animais ser amplamente utilizado de forma pejorativa, são visados, contraditoriamente, para a alimentação; e cada vez mais têm sido empregados em pesquisas, já que a fisiologia e as necessidades nutricionais dos porcos e do homem são muito parecidas. O trato digestivo, dentes, fígado, coração; e susceptibilidade a certas doenças, como artrite; são algumas dessas características semelhantes – além da dieta onívora. Por isso, são considerados animais-modelo para o estudo de doenças humanas.

 

 

Tipos de Porcos

 

  • Landrace: é uma raça originária da Dinamarca, com pelagem branca, cabeça média, orelhas compridas e inclinadas para a frente e pele fina. São animais prolíferos e precoces, não muito rústicos, mas apresentam uma boa capacidade de ganho de peso. 

 

  • Duroc: possui a cabeça pequena em relação ao corpo, pêlos finos, de cor vermelho, cereja e um rabo grosso. É um animal rústico, de tamanho médio e boa produção de carne, chegando, os machos, a alcançar cerca de 250kg em doze meses. Esta raça foi criada nos Estados Unidos. 

 

  • Large white: esta raça possui pêlos compridos, finos e macios, de cor branca. Sua cabeça é de tamanho médio e suas orelhas, compridas e inclinadas para a frente. Também é uma raça bastante prolífera e precoce, além de boa produtora de carne, chegando a pesar 500kg, os machos. Sua origem é a Inglaterra. 

 

  • Pereira: sua pelagem é preta, pele solta com muitas dobras e orelhas grandes. É uma das raças brasileiras mais prolíferas, apesar de não ser muito precoce. Chegam a pesar até 180kg. 

 

  • Nilo: Sua pele é preta, macia e sem rugas, além de quase não possuir pêlos ou cerdas. Apresentam uma boa capacidade de ganho de peso, podendo alcançar, quando adulto, cerca de 200kg. É um animal bastante rústico. 

 

  • Piau: Esta é uma das raças nacionais mais antigas, com pele escura, pêlos finos que podem ser brancos ou negros. Esta raça é boa produtora tanto de carne como de toucinho. Por ser uma raça desenvolvida há bastante tempo, apresenta uma maior uniformidade no seu padrão, se comparada com outras raças nacionais, além de ser bastante precoce. Os machos podem alcançar cerca de 250kg, quando adultos.  

 

  • Canastrão: Raça natural melhorada, derivada da Bizarra, portuguesa, filia-se ao tipo Céltico, de corpo grande (machos com 220 kg e fêmeas com 200 kg quando adultos), cabeça grossa, perfil côncavo, fronte deprimida, pregueada, focinho grosso, orelhas grandes e cabanas; pescoço longo, com papada; linha dorso-lombar sinuosa e estreita; membros compridos e fortes. Pelagem preta ou vermelha, segundo a variedade regional. Pele grossa e cerdas fortes e ralas. O Canastrão é muito tardio, sendo engordado no segundo ano. As fêmeas são prolíficas e boas mães. 

 

  • Canastra: Raça do tipo Ibérico, supostamente derivada das raças portuguesas Alentejana e Transtagana. Já foi muito disseminada no Brasil sob diversas denominações, principalmente Meia-Perna. É considerada de porte médio, tem cabeça pequena e leve, com perfil sub-côncavo, focinho curto, bochechas largas e pendentes, orelhas médias e horizontais, oblíquas para frente. Pescoço curto e largo, corpo de proporções médias, um pouco roliço, com a linha superior geralmente um pouco enseada, membros curtos separados, de ossatura fina. É muito utilizado na produção de banha.

 

  • Canastrinho: O Canastrinho é um grupo de animais menores, de tipo Asiático, introduzido pelos colonizadores portugueses, do qual resultaram algumas variedades regionais com os nomes de Nilo, Macau, Tatu, Baé, Perna-curta, Carunchinho etc. cuja conformação é semelhante, porém podem apresentar diferenças de pelagens e de orelhas, entre outras.

 

 

Benefícios dos Porcos

 

O porco é um bicho engraçado. Tem um corpo roliço, pernas curtas, orelhas caídas e um focinho grande que ninguém esquece.  O porco adora comer, come de tudo, é só colocar na frente que o bicho traça.  São também muito barulhentos, estão sempre grunhindo de um lado para o outro.

 

Tudo nele se aproveita. Agricultores criam porcos a fim de vender sua carne para consumo em vários alimentos e de várias formas. A gordura extraída dela é chamada de banha. Com a pele dos porcos faz-se couro. O pelo duro do porco serve como cerda de escovas. Os porcos também são chamados de suínos

 

 

Fontes:

suapesquisa.com

brasilescola.uol.com.br

escola.britannica.com.br

ninha.bio.br

ruralnews.com.br

Comentários sobre Porcos

Vídeo sobre Porcos

Cidade:
Twitter
Porcos
https://www.youtube.com/embed/kMS2HISIi_o
Porcos