MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Normografo

Encontre milhares de ofertas de Normografo usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/05/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Normógrafo

 É o nome de um instrumento auxiliar para desenho, que consiste em uma régua vazada, através a qual se desenhava as letras e números, nela contidos. O normógrafo era utilizado principalmente para desenhos técnicos e era muito usado em escritórios de engenharia, antes da computação gráfica aparelho de desenho constituído de várias réguas, ger. de celuloide ou plástico transparente, com letras e números recortados que servem de moldes para letreiros e legendas.

Trata-se de um instrumento que serve para elaborar material visual a ser usado nas escolas. É uma peça extremamente simples, fácil de ser fabricada e utilizada. Serve para criar letreiros em cartazes, quadro-mural, etc. 

O normógrafo é feito em papelão, Eucatex, radiografias já utilizadas ou outro material disponível. Recorta-se na parte externa e na interna de modo a constituir-se em uma espécie de forma para traçar letras. 
Ao utilizar o normógrafo é preciso traçar uma linha base, para alinhar a letra, depois desenhar com ele os contornos da letra que se deseja escrever e, por fim, é preciso completar os traços que ficam interrompidos com o auxílio de uma régua. Finalmente, arredonda-se o canto das letras a mão livre.

É uma ferramenta que foi muito utilizada por profissionais de desenho técnico para escrever em papel vegetal quando se faziam desenhos de arquitetura, mecânico e outros antes de aparecer o computador e o AUTOCAD. É um conjunto formado pela "aranha" (instrumento de alumínio e plástico dotado de agulha, guia e fixador de pena) e pelas réguas ranhura das ( réguas com letras e números em sulco onde a agulha da aranha passeia, transferindo para o papel os tipos das letras escolhido. O nome correto é NORMÓGRAFO e está quase em desuso assim como a prancheta e o papel vegetal.

Aparelho de desenho constante de várias réguas com letras e números recortados, que servem de molde para legendas e letreiros.

O que é ?

O quadro de Pregas consiste numa superfície retangular, nas medidas que pretendermos e acharmos melhor, feito de tecido, madeira, cartolina ou papel pardo. É um recurso visual versátil pouco dispendioso e muito útil ao professor, que facilita a aprendizagem do aluno na leitura e também a escrita.

Tal como se pode deduzir pelo nome, o quadro de pregas consiste numa superfície retangular, nas medidas que pretendermos e acharmos melhor, feita de tecido ou de papel forte, disposto em pregas regulares e fixado por um aro retangular de madeira. Se pretendermos, por exemplo, elaborar um quadro retangular deste tipo com as dimensões de 120 cm de largura por 90 cm de altura e com pregas de dois em dois centímetros com dois centímetros de profundidade, necessitará de tecido ou, preferentemente, de papel forte, por exemplo, papel de cenário branco ou creme, com as dimensões de 120 cm de largura por 216 cm de altura, e de oito réguas de madeira, cortadas nas dimensões pretendidas, com 2 cm de largura e 0,5 cm de espessura, e pregos finos com 9 mm de comprimento. Eventualmente, poderemos também utilizar cola para ajudar a montar o quadro, embora não seja indispensável, já no quadro de pregas feito de cartolina ou papel pardo, pode usar fitas adesivas para arrematar podendo ser colocadas na frente e no verso, sendo ainda mais úteis.

 

 

A primeira etapa - na sua confecção, consiste em marcar com uma régua, de maneira rigorosa, as zonas de dobragem, de modo a obterem-se pregas rigorosamente paralelas e uniformes, de acordo com as medidas indicadas: 4 cm + 2 cm, sucessivamente.

A segunda etapa - consiste em vincar e dobrar uniformemente toda a superfície, de maneira a obter-se um quadro semelhante a uma saia de pregas, cuja dimensão final acabará por ficar nas medidas pretendidas para o quadro, ou seja, 120 x 90 cm

Quadro de pregas. Segunda fase da construção: dobragem das pregas

A terceira e última etapa - consistirá em fixar a superfície obtida numa moldura dupla de madeira, nas dimensões do quadro, constituída por réguas de madeira com 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura, de maneira que as pregas fiquem seguras nas extremidades, presas entre as réguas de madeira e com toda a superfície devidamente esticada. Se quisermos tornar o quadro mais resistente aos eventuais acidentes de utilização, mas também ligeiramente mais pesado, poderemos reforçar a parte posterior com uma prancha de cartolina grossa ou uma placa fina de contraplacado. Mas para aumento da sua resistência, será mais que suficiente revestir a parte posterior com uma cobertura de plástico autoadesivo.. Deste modo, sem aumento substancial de peso de toda a estrutura, se obterá um quadro suficientemente resistente, capaz de aguentar muitos anos de útil serviço.

Obtido o quadro de pregas, bastará colocá-lo onde pretendermos, suspenso de um prego ou sobre um cavalete, nada mais lhe faltando do que o «software» adequado, ou seja, o material de apoio audiovisual usado. Por exemplo:

Murais de avisos;

Aniversariantes do mês;

Quadro de avisos;

Ajudante do dia;

Entre outras atividades.

Vantagens:

São muito vantajosos, pois tem uma durabilidade longa e dependendo do material com o qual forem confeccionados podem ser reutilizados para outras aulas. E além de tudo deixam a sala de aula mais colorida e decorada.

Desvantagens:

São trabalhosos para confeccionar e as vezes levam um bom tempo, então quando você for se programar para fazê-lo um ou dois dias antes da data prevista.

 

O trabalho com nome propicia ao aluno:

• Conhecer o nome das letras.

• Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala).

Desenvolver as habilidades grafo-motoras.

Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.

O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.

 

Significado de Normógrafo

s.m. Aparelho de desenho constante de várias réguas com letras e números recortados, que servem de molde para legendas e letreiros.

Definição de Normógrafo

Classe gramatical: substantivo masculino

Separação das sílabas: nor-mó-gra-fo

Plural: normógrafos

Feminino: normógrafa

Comentários sobre Normografo

Vídeo sobre Normografo

Twitter
Normografo
https://www.youtube.com/embed/LT_WQ6JV1l4
Normografo