MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Impressoras Serigrafia

Encontre milhares de ofertas de Impressoras Serigrafia usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/06/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Impressoras de Serigrafia?

 


A serigrafia é um processo de impressão antigo e muito versátil. Na serigrafia, a arte criada é impressa em um papel transparente (vegetal ou transparência), que vai gerar o “fotolito”. O fotolito deve ser impresso numa impressora laser pois precisa ser o mais opaco possível. Ele também pode ser produzido em “imagesetters”, mais comum em gráficas.

 

Depois que o fotolito estiver pronto, ele deve ser transferido para a serigráfica, num processo chamado “gravação”. A tela da serigráfica é composta por um tecido especial e, depois de gravada, vai funcionar como um “carimbo”. Você deve aplicar tinta no carimbo para imprimir. Diferentemente do transfer, na serigrafia não é necessário a utilização de máquinas (prensa), pois trata-se de um procedimento artesanal.

 

 

Fotolito: O que é? É o mesmo que Arte-final?

 

 

Denomina-se “Fotolito” ou “Arte Final” todo desenho que serve como base para a confecção de uma matriz serigráfica, sendo que esse deve ser confeccionado sempre em cor escura (preto). O fotolito tem como objetivo bloquear a passagem de luz, o que proporcionará a gravação de um desenho em uma tela de poliéster conforme veremos a seguir.

 

 

Afinal, o que é um fotolito?

 

 

A qualidade deste é de extrema importância, impactando diretamente no resultado final da peça pronta. O mesmo deve ser impresso em impressora laser em papel vegetal (esse encolhe com o calor da impressora e lâmpada de revelação), transparência (esse muito bom, mas o tonner tende a largar com facilidade com o tempo) e por último temos o poliéster (material de alta resistência), conhecido também como laser filme.

 

Se por ventura não tiver acesso a uma impressora a laser em sua cidade, pode-seu usar impressora a jato de tinta na cor preta (a qualidade e resolução vai variar). Esse último processo deve ser feito somente no papel vegetal. Você ainda pode utilizar a caneta de nanquim no vegetal ou poliéster caso você tenha habilidade para desenhar manualmente.

 

 

Transfer Serigráfico

 

É um transfer produzido por serigrafia. Tem as mesmas propriedades de qualidade e beleza da serigrafia convencional. Se utiliza este tipo de processo, quando se tem necessidade de ter as estampas já impressas e estocadas, mas não se pretende na hora, por motivos de estoque ou transporte, te-las impressa na camiseta,

 

Pode-se fazer as estampas e posteriormente, por meio de prensa térmica, aplicar na camiseta. É um processo caro e necessita alta demanda de cada modelo para se tornar viável. Não é possível se produzir este tipo de estampa em quantidades pequenas devido ao custo de fotolitos e telas.

 

Quem trabalha com este tipo de transfer, necessariamente trabalha com impressão serigráfica direta no tecido também. Portanto, não se utiliza este tipo de técnica para imprimir camisetas por encomenda.

 

Esta técnica é utilizada quando o cliente pretende comprar apenas a estampa, para posterior transferência na peça. Não há lógica em se produzir a estampa por este processo, e entregar ao cliente já transferida para o tecido.

 

 

 

Lista das melhores Impressoras Serigrafia

 

 

  • Máquina Serigráfica Semi-automática Cilíndrica E Plana
  • Impressora Serigrafica Semi Autom. - Gilmaq Msp-2000
  • Impressora Silk Screen Serigráfica Sier
  • Impressora Serigrafica Semi Automática Larese
  • Impressora Serigráfica Manual Com Vácuo Imah Silk Screen
  • Impressora Serigráfica Semi Automática Otiam Print
  • Impressora Serigráfica Automática Mod. 254 Dubuit, 03 Cores
  • Impressora Para Serigrafia Power Print 5070

 

 

 

Como funcionam as Impressoras de Serigrafia 

 

É um processo de impressão por fotolitos e telas. Ainda é o único processo de impressão em camisetas que utiliza tinta para tecido. Por isso é o único que tem plena resistência a lavagem, sendo indestrutível.

 

Pode-se obter um resultado de alto brilho, e textura de diversos tipos, aplicando pastas a base de plastisol. Existem tintas capazes de criar diversas texturas e efeitos, desde "toque zero, relevo... até aromas". O custo de impressão de pequenas quantidades por este processo é bastante alto. É um trabalho de arte e por isso obtém resultados extraordinários.

 

Pode ser aplicado em qualquer tipo de substrato, têxtil ou não.

 


Para que servem as Impressoras de Serigrafia


Ela permite fazer grandes quantidades com rapidez, tendo em vista que esse é o metodo de impressão de grandes marcas como Havaianas, Ipanema e outros. Não é necessário também fazer uso de impressoras (a não ser para fazer o fotolito) ou prensa térmica. O processo é artesanal e de baixo custo, logo não há risco de o equipamento quebrar ou dar outros defeitos. Você também pode usar chinelo sem preparação prévia (resinagem). Além disso, é possível fazer impressões utilizando tintas especiais como cores neon, metalizadas, com glitter, em relevo, etc, e pode personalizar chinelos fornecidos pelo cliente, com o topo de qualquer cor.

 

 

Dicas para escolher a sua impressora

 


Você que pretende adquirir esse tipo de impressora, vai ter de comparar muitos modelos para encontrar o mais interessante para o que você precisa. Para acertar nessa decisão, você tem de saber quais as características mais importantes em termos de eficiência, versatilidade e qualidade.
 
Para simplificar, faça uma lista dos pontos básicos e, em seguida, compare as diferentes plataformas. Assim você terá condições de estudar como eles se encaixam em suas necessidades. 
 
Apesar de todo mundo querer ter o máximo desempenho pelo menor preço, essa não é uma expectativa realista. Não faça do preço a questão mais importante, porque você pode acabar adquirindo uma impressora que não faz o trabalho que você precisa. Assim, você vai ter desperdiçado dinheiro.

 

 

1. Tamanho da impressão

  

Se você pretende produzir imagens grandes, então pense em máquinas de grande formato. Saiba também que você pode usar essas impressoras para produzir peças pequenas.

 

Quando se trata de maximizar a produtividade, o negócio é ter a maior quantidade possível de imagens em uma mesma folha de papel transfer. Por exemplo, se você tem duas imagens no formato de 20 x 25cm: dependendo do tamanho da impressora, você tem de fazer duas impressões, uma para cada imagem. Mas se você tem um equipamento maior (que pode imprimir folhas de 33 x 48cm, por exemplo), você poderá imprimir as duas imagens ao mesmo tempo. Pense em capas para iPhone: o equipamento menor pode imprimir seis imagens por folha, enquanto que o maior pode reproduzir 12 imagens por vez.

 

E se o formato de 33 x 48cm de papel não é suficiente para você, então considere adquirir impressoras de grande formato do tipo rolo a rolo, que empregam bobinas.

 

Você vai encontrar uma grande variedade de prensas, com formatos e tamanhos diferentes. E a máquina certa é aquela que tem largura suficiente para dar conta das folhas impressas. Assim, a recomendação é que você compre a prensa depois de ter adquirido a impressora.

 

 

2. Número de cores de tintas

 

Impressoras inkjet podem ter vários cartuchos de tinta, geralmente em quatro, seis ou oito cores. A paleta padrão é o CMYK (C = ciano, M = Magenta, Y = Amarelo, K = Preto). As impressoras com seis e oito cores possuem cartuchos adicionais como o light cyan, o light magenta e o vermelho.

 

Para a maioria das aplicações, uma impressora de quatro cores (CMYK) já é suficiente. No entanto, se você pretende fazer trabalhos fotográficos e de arte, nos quais a reprodução de tons sutis faz toda diferença, então considere uma impressora de seis ou oito cores.

 

Para tirar a dúvida sobre qual escolher, na hora de comprá-la, peça para que o fornecedor reproduza a mesma imagem em diferentes equipamentos, para que você possa comparar os resultados.

 

 

3. Durabilidade

 

Impressoras não são construídas para durar para sempre, especialmente quando usadas com muita frequência. Uma impressora inkjet para escritório foi projetada para ser usada por apenas alguns minutos diariamente. Assim, quando você adapta esse tipo de equipamento para a sublimação digital, você está aumentando exponencialmente o uso dele. Não se surpreenda no caso de uma impressora bem rodada durar cerca de dois anos.

 

Não importa o quão consistente é o sistema, se ele for utilizado durante um longo período, as cabeças acabam entupindo. Esta é uma realidade da química, e não um defeito da tinta ou da impressora.

 

Uma dica importante é seguir as instruções de manutenção tanto dos fornecedores de tinta quanto dos fabricantes de impressoras, como fazer o flushing quando a máquina não for utilizada por um determinado período.

 

Algumas impressoras possuem funções de limpeza automática, de forma que você só precisa deixá-las ligadas. Para equipamentos sem funções de limpeza automática, os operadores devem limpar as cabeças pelo menos uma vez por semana. Esse procedimento gasta tinta, mas é uma alternativa melhor do que uma cabeça entupida.

 

 

4. Velocidade de impressão

 

Todo mundo quer ter uma impressora rápida. Afinal, quanto mais peças produzidas, mais lucro. Mas tome cuidado para não sacrificar a qualidade em função da velocidade – a menos que a sua preocupação seja apenas com a produtividade. Quanto ao assunto, também é interessante notar que a tecnologia tem evoluído muito. Atualmente, mesmo as impressoras mais lentas são muito mais rápidas do que os equipamentos lançados alguns anos atrás.

 

 

5. Preço

  

Sem dúvida, o preço é sempre um fator elementar. Porém, como dito anteriormente, ele não deve ser o mais importante.

 

Preço é uma preocupação de curto prazo, e o desempenho é uma consideração de longo prazo – e pensar apenas a curto prazo, normalmente, é um obstáculo para o crescimento do negócio. 

 

 

Benefícios das Impressoras serigrafia 

 
 
Entre as vantagens está a garantia estendida de até dois anos consecutivos, que permite o reparo completo do equipamento, incluindo troca de até duas cabeças de impressão.
 
A impressora vem com secador opcional e sistema de take-up, que reduzem o tempo de espera para as impressões secarem.
 
O usuário terá excelente resultado, de forma ágil e com custo baixo por metro quadrado, graças à economia de tinta durante a impressão e ao baixo custo de manutenção, além de haver redução do tempo gasto com o reabastecimento de suprimentos na máquina. 
 
 
Qual a impressora certa para o meu caso?
 
 
Ao começar a trabalhar com estampas,  algumas dúvidas apareçam sobre a impressão. Já que um dos principais equipamentos são as impressoras, então qual é a melhor e mais eficiente para o tipo de trabalho que faço? Qual a melhor marca? Qual oferece o melhor custo benefício? Afinal, qual a impressora certa para o meu caso?
 
A primeira e talvez mais importante pergunta é: “qual impressora atende a minha necessidade?” Depois de ter essa resposta, os outros questionamentos serão respondidos mais facilmente.
 
Quando falamos em estilização e personalização, logo vemos que existem três modelos principais: jato de tinta, laser, e plotter de recorte… cada uma atende a uma necessidade muito específica.
 
Mas não só a impressora é importante, existem outros fatores como a qualidade da imagem que pretende imprimir, a qualidade do papel, e também das tintas; repare que a impressora é só mais uma variável, mesmo todos os outros estando diretamente ligados a ela. Conseguir balancear esses itens é o que definirá um bom resultado ou não.
 
 
Quem pode me ajudar na escolha da impressora certa? 
 
 
Então, caso não conheça muito sobre o mercado, tecnicamente falando sobre impressão, visite o site Impressora Sublimação e leia os artigos dos caras. Eles não são uma loja, e sim uma espécie de revista virtual sobre o assunto, o que garante opiniões sinceras. Se ainda restarem dúvidas, mande um e-mail para eles e fale sobre a sua necessidade, que eles farão o máximo para indicar uma máquina que atenderá suas necessidades.
 
 
  
Fontes:
 
estampaweb.com
infosign.net.br
mercadolivre.com.br

Comentários sobre Impressoras Serigrafia

Vídeo sobre Impressoras Serigrafia

Twitter
Impressoras Serigrafia
https://www.youtube.com/embed/-Psaa97smmE
Impressoras Serigrafia