MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Terra para Jardim

Encontre milhares de ofertas de Terra para Jardim usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Terra para Jardim?

 

 

É a terra ideal para ser utilizada num jardim e no cultivo de plantas. Esta pode ser preparada por qualquer jardineiro ou então pode ser adquirida num viveiro ou loja de jardins especializada. 

 

Uma boa terra é aquela que apresenta uma mistura de compostagem de aparas de relva, folhas, bocados de madeira resultantes da poda das árvores e terra simples. Para criar uma terra perfeita, deve utilizar uma pá de jardinagem e misturar uma camada de 5 a 10 centímetros de mistura de compostagem e uma camada de 20 a 30 centímetros de terra simples.

 

 

Lista das melhores Terras para Jardim

 

  • Terra Bruta ou Marrom
  • Terra Mista
  • Terra Mista Adubada
  • Terra Preta
  • Terra Preta Adubada

 

Como reconhecer o tipo de solo do seu jardim ou horta

 

  • Solos Argilosos: Retém muita água e fixam bem os adubos. Serão necessários aportes regulares de matéria orgânica. Pode acrescentar a esta terra areia (nunca da praia) para obter uma terra com melhor drenagem.

 

  • Solos Calcários: Ao contrário dos argilosos, estes têm tendência a neutralizar a acidez. Deverá prever um aporte de matéria orgânica ácida.

 

  • Solos Arenosos: Estes, são fáceis de trabalhar, mas têm dificuldade em reter a água. Pode adubá-los com terra preta ou com uma mistura de terra preta e argila.

 


Como funciona a Terra para Jardim

 

Para ter uma boa terra de cultivo, é fundamental que exista uma gestão eficiente de todos os recursos. Sempre que for realizada uma colheita de frutos, vegetais ou flores, o solo de um jardim deve ser fertilizado e adubado corretamente para ficar o mais bem preparado possível para uma intervenção futura. As modificações orgânicas que são realizadas na terra como, por exemplo, a aplicação de adubo de composto ou de raízes, têm inúmeras vantagens: permitem o rejuvenescimento de um solo pobre, a drenagem de água em excesso, o humedecimento das raízes e a retenção de nutrientes até que as raízes precisem deles. Antes das plantações da primavera, saiba que é necessário enriquecer o solo do seu jardim para que as plantas, flores e vegetais cresçam de uma forma robusta e saudável.

 

Antes de começar a preparar ou idealizar o seu jardim, é indispensável conhecer as características do solo, a sua composição física e química. A terra ideal é composta por cerca de 60% de areia, 23% de argila, 12% de calcário e 5% húmus (substância escura composta por folhas secas, plantas e matérias orgânicas).

 

 

Para que serve a Terra para Jardim

 

Num jardim, a preparação de um canteiro é uma tarefa de manutenção obrigatória e antes de serem cultivadas determinadas plantas, a terra deve ser cuidadosamente verificada.

 

Tipos de Terra para Jardim


 

  • Terra Bruta ou Marrom
  • Terra Mista
  • Terra Mista Adubada
  • Terra Preta
  • Terra Preta Adubada

 

 

Terra Bruta ou Marrom

Utilização: Enchimento, Aterro e Nivelamento

 

Terra Mista

Utilização: Acabamento e Plantio.

 

Terra Mista Adubada

Utilização: Acabamento, Plantio, Hortas, Pomares, Vasos e Jardineiras.

 

Terra Preta

Utilização: Acabamento e Plantio.

 

Terra Preta Adubada

Utilização: Acabamento, Plantio, Hortas, Pomares, Vasos e Jardineiras.

 

 

Benefícios de Jardins e Exteriores: Terra para jardim

 
A preparação do terreno é uma das principais tarefas para se obterem boas plantações, quer no jardim quer na horta. A terra deve ser bem trabalhada, para que as raízes das plantas se possam instalar fácil e rapidamente, retirando da mesma todas as substâncias de que se alimentam.

Ao trabalhar manual ou mecanicamente a terra, podem aproveitar para acrescentar adubo, compostos orgânicos ou elementos que visem melhorar as características do solo.

 

 

Lista dos Princiais Benefícios:
 
  • Monte o seu jardim de inverno: É possível ter um jardim de inverno em casa ou apartamento mesmo que eles não são sejam tão espaçosos. O importante é não abrir mão do verde! A melhor solução para isso é ter um jardim dentro de casa e desfrutar da sensação boa e do visual bonito que as plantas proporcionam aos ambientes. Além de agradar os olhos, cultivar algumas espécies é, para muitas pessoas, uma forma de distrair e desestressar.

 

  • Dicas para ter um jardim de inverno: Com alguns cuidados, é possível manter o seu jardim de inverno sempre bonito. Comece pela escolha do local. O melhor ambiente será aquele que possuir maior incidência de luz natural e que tenha uma boa ventilação. Essas características são essenciais para o desenvolvimento saudável das suas plantinhas.

 

  • Se o seu espaço for muito pequeno, evite atravancamentos: Para esse caso, use móveis como bancadas e aparadores para colocar os seus vasos. Os nichos exigem atenção. Se o vão for muito apertado, pode prejudicar a iluminação e a ventilação necessárias para as suas espécies.

 

  • A cozinha também pode receber um minijardim: Cultivar ervas para chás e temperinhos para as suas receitas é uma opção que, além de bonita, é prática e funcional. Desfrute do prazer de ter uma pequena horta em casa!

 

  • Escolha os vasos certos: Antes de comprar vasos, cachpots e jardineiras, é ideal ter em mente quais plantas você deseja cultivar. Depois que determinar as espécies que desejar ter, é hora de escolher os vasos.

 

  • Jardim vertical pode ser uma boa ideia: Se a sua ideia é ter um jardim vertical, vá em frente. Eles são verdadeiros quadros vivos e estão se tornando cada vez mais populares. Dê mais charme para a sua sala ou varanda optando por eles. Só tenha cuidado: evite o contato direto das plantas com a parede, pois ela pode sofrer danos com a umidade, mofo e até infiltrações. Para que isso não ocorra, existem várias alternativas para fixar as plantas.

 

  • Suportes para jardim vertical: Há muitas soluções para posicionar as suas espécies sem causar estragos na parede. Você pode usar vasos, treliças, painéis, módulos e kits. Eles são feitos de diversos materiais como plástico, madeira, metal ou fibra de coco. Encontre o modelo que mais combina com a sua casa.

 

  • Escolhendo as plantas: Nada como ter plantas naturais em casa, embelezando o purificando o ambiente.Escolha entre flor, folhagem e ervas, que vão variar com relação ao porte. Mini, pequeno e médio são os tamanhos mais comuns tanto para um jardim de inverno, quanto para um jardim vertical. Elas ainda estão podem ser para o uso interno ou externo.

 

 

Fontes:

leroymerlin.com.br

terraparajardim.com.br

culturamix.com

portaldojardim.com

Comentários sobre Terra para Jardim

Vídeo sobre Terra para Jardim

Twitter
Terra para Jardim
https://www.youtube.com/embed/Am6qJaKrVL8
Terra para Jardim