MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Pipa Combate

Encontre milhares de ofertas de Pipa Combate usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/10/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Pipa Combate? 

 

Pipa, raia ou papagaio de papel, também chamada de papagaio ou pandorga, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

 

É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, também pode uma usar linha.

 

É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Há um local apropriado para a prática desta brincadeira.

 

 Segundo estudiosos, o empinamento de pipas é praticado no Extremo Oriente desde as primeiras eras.

 

As pipas foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.

  

As histórias das pipas datam de muitos séculos e se confunde com a própria história da civilização, sendo utilizada como brinquedo, instrumento de defesa, arma, objeto artístico e de ornamentação. Conhecido como quadrado, pipa, papagaio, pandorga, barrilete ou outro nome dependendo da região ou país, ela é um velho conhecido de brincadeiras infantis. Todos nós, com maior ou menor sucesso, já tentamos empinar um. E temos obrigação de preservar sua beleza e simbologia, pois uma infância sem pipa certamente não é uma infância feliz. As pipas adornam, disputam espaço, fazem acrobacias, mapeiam os céus. São a extensão natural da mão, querendo tocar nas ilusões.

 

   

Como funciona o Pipa Combate

  

  Empinar pipa também é um esporte – e recebe o nome de Eolismo – Eolo deus grego dos ventos e das tempestades. No popular quem empina, constrói ou ensina sobre o assunto é pipeiro.

 

  

Uma pipa se constitui das seguintes partes principais: armação, amarração, cobertura, rabo e linha.

A armação é o esqueleto da pipa. É formada por varetas, barbante, e em alguns casos, substitui-se este por fios de arame, muito finos. As varetas são feitas, geralmente, de taquara, bambu ou do eixo da palha de coqueiro. As mais simples das pipas são feitas de duas varetas cruzadas em xis, com suas extremidades unidas por cordão.

 

 A amarração é formada por meio de fios que prendem e firmam o esqueleto da pipa. Para ligar a pipa ao cordel a amarração é feita, normalmente, dos ângulos superiores e do centro à extremidade da linha principal.

 

Como cortar uma pipa

Passo 1. Para cortar uma pipa, o jogador deve escolher uma linha e um tipo de cerol. Os mais usados são o Pó de Ferro Fino e a Cola de Madeira misturada com Pó de Vidro Fino, mas há outras opções que funcionam bem, como a Cola de Madeira com Pó de Ferro;

Passo 2. Agora, o jogador deve igualar as pipas no combate. Para cortar, cruze a linha da sua pipa com a do oponente, formando um X. Em seguida, clique vezes seguidas na tela para arrastar o objeto para baixo. O movimento faz com que você corte a linha inimiga.

Como aparar

Depois de cortar, é hora de aparar. Porém, pegar o brinquedo do adversário não é tão fácil quanto o passo anterior. Para isso, é preciso estar na posição certa para interceptar a rabiola. 

Passo 1. Algumas arraias caem muito rápido, por isso, dê bastante linha na hora de enfrentar o oponente. Assim, você pode se movimentar em uma área maior e pegar as pipas restantes; 

Passo 2. Após o corte, coloque a linha em cima da rabiola da pipa caída por alguns segundos para aparar. Faça o movimento até que ela se enrole e desapareça;

Passo 3. Pronto! Você também pode continuar cortando enquanto apara os outros objetos voadores do jogo.

É possível soltar pipa sozinho, em um pequeno espaço, com menos de um metro. Tudo que você tem a fazer é ficar de costas para o vento e ir administrando a linha. Deixe um pouco de linha fora do carretel, tomando cuidado para não embolar. E quando a pipa for puxando, você vai liberando linha até ela ficar flutuando no céu, bem lá no alto.

Se você quiser que a pipa desça, puxe a linha para baixo. Isso é apelidado de “retão”. Se quiser que ela mova para a direita ou para a esquerda é só puxar para baixo (deixando a mão meio mole, tremendo) e ir para o lado desejado. Para a pipa subir é só puxar rapidamente.
 

Para que serve o Pipas: Pipa Combate

 

Chame como preferir, esse é o brinquedo que alcança alturas que todos nós gostaríamos de alcançar; que tem o poder de fazer o que todos gostaríamos de fazer: simplesmente voar.

 

Tipos de Pipa Combate



  • Pipa Suru

  • Pipa Peixinho

  •  Pipa Pião

  •  Pipas Modelos

  •  Pipas de Biquinho

  •  Pipa Raia

  •  Pipa Morcego

  •  Pipa Carrapeta

  •  Pipa "Batata" 

  •   Pipa Baratinha ou Charutinha



Pipas : Suru, Raia

É uma pipa composta de apenas duas varetas de bambu armadas em formato de cruz e completamente encapada por um papel, normalmente seda, desempenhando a função de asa, sustentando a pipa no ar. Esta pipa não possui rabiola, e é bem comum aqui no Brasil.

Para fazê-la, você precisará de:


Duas varetas de bambu, papel de seda, cola e uma boa quantidade de fio resistente (fio 10, por exemplo).

Como fazê-la:

Junte as varetas de bambu, montando uma cruz. Cuide para que as varetas tenham extremidades proporcionais e não fique torta. Em seguida, passe a linha em volta da união das duas varetas de bambu, enrole até que elas estejam bem firmes uma na outra.

Depois você já pode encapá-la com o papel liso ou estampado de sua preferência, usando uma boa cola para fixar bem o papel no bambu. Encape a partir do cruzamento dos bambus até a ponta mais extrema embaixo. Depois que a cola secar, sua pipa estará pronta!

Raia:

A pipa Raia é muito parecida com a pipa Suru, suas diferenças são bem pequenas: na pipa Raia as varetas de bambu são cruzadas uma no meio da outra, com todas as extremidades iguais, o que dá a pipa Raia o formato de um losângulo.

O material para fazer a pipa Raia é o mesmo para fazer a pipa Suru.

Já o modo de fazer a pipa Raia é quase igual ao modo de fazer uma pipa Suru. Só o que muda, é que você irá encapá-la de ponta a ponta.

Pipas: Peixinho e Pipas de Biquinho

Ainda lembra-se da pipa Raia? Então, a Peixinho é igual à pipa Raia, porém esta deverá possuir uma cauda – a rabiola – que serve para a pipa ganhar mais estabilidade no ar.

Portanto, se seu interesse passou a ser a pipa Peixinho, faça a pipa daquele mesmo jeito.

Agora saiba como fazer a rabiola para sua pipa:

De uma sacola de plástico, ou daqueles sacos de lixo, recorte tirinhas de 1,5cm de largura por 40 cm de comprimento.

Então, com um espaço de 10 cm entre uma tirinha e outra, prenda as tirinhas na linha que deverá sobrar da ponta de baixo da pipa.

Observação: prenda as tirinhas da sacola com a própria linha, se você usar as próprias tirinhas para fazer os nós, elas escorregarão pela linha assim que sua pipa começar a tomar altura.

Pipa de Biquinho:

Você já deve ter visto esse modelo de pipa sobrevoando você e com certeza se encantou. A Pipa de Biquinho sempre chama a atenção com a sua rabiola imensa e o bico comprido. O corpo desta pipa é mais comprido e sendo assim mais bicudo, mas o diferencial desta pipa ainda está na cauda.

Ou seja, para fazê-la você pode seguir a idéia da Pipa Suru, porém para ela ficar bicuda, a vareta que fica em pé deve ser ligeiramente mais comprida do que a vareta que ficará na posição horizontal;

Depois basta colocar uma rabiola bem extravagante nela e você terá como resultado uma Pipa de Biquinho.

Pipa Pião

 

Essa pipa com toda a certeza chama muito a atenção de quem se depara com uma dessas no céu. Sendo um dos maiores modelos de pipa, ela necessita de uma cauda bem também para poder se sustentar no ar. O legal desta pipa, é que por mais longe que ela voe você tem mais chance de diferenciá-la das outras.

Você determina o tamanho com o qual ela ficará no final de acordo com o tamanho das varetas de bambu que você usará para montar sua estrutura.

Para montar uma Pipa Pião você precisará de:

Três varetas de bambu, sendo que uma deve medir de 60 cm a 75 cm e as outras duas – iguais – devem medir de 40 cm a 45 cm.

Linha fio 10, cola e papel de seda liso ou com uma estampa de sua preferência.

Como montá-la:

Primeiramente, você fará uma cruz com a vareta maior e uma das menores, lembrando que a maior deverá ficar em pé. Então amarre essas duas varetas bem firmes uma na outra, com a linha fio 10.

Feito isso, a vareta que sobrou você coloca exatamente entre a primeira vareta deitada e a ponta de baixo da vareta que ficou de pé, amarrando bem firme com a linha fio 10.

A Pipa Pião, como a Suru, não fica completamente encapada, você deverá encapá-la desde a primeira união de varetas que fez, até a ponta de baixo da estrutura da pipa.

Depois de encapada, basta fazer uma cauda extravagantemente grande como na Pipa de Biquinho, e sua Pipa Pião estará pronta!

Pipas Modelos

 

São pipas cujo modelo, forma, tamanho, cor e absolutamente nada é definido. A pipa modelo é uma pipa conhecida, antes de tudo, por sua beleza.

Ela é um modelo único, que está à escolha de cada um.

A Pipa Modelo costuma estar presente em Competições e Festivais de Pipas, sempre encantando o público ao atingir o céu com sua beleza única.

 

Benefícios de Pipas: Pipa combate



 A pipa vem sendo uma brincadeira antiga, pois ela é praticada desde antigamente, na época de nossos bisavôs.

    O interessante da pipa é que somos nós que a confeccionamos, criamos ela com um estilo nosso, com a nossa cara.

    Todos podem brincar! A pipa é uma brincadeira tanto para menino quanto para menina.

    Além dela ser uma brincadeira divertida, ela também nos ensina várias coisas, pois aprendemos a fazê-la, aprendemos seu passo-a-passo.

    Apesar de ser uma brincadeira divertida, ela tem seus problemas e riscos. Não se pode soltar pipa próximo de redes elétricas, pois corre o risco de a pipa enroscar nos fios e causar um forte choque.

    Um grande problema é o cerol; apesar dele ser proibido, muitas pessoas o utilizam em suas criações de pipa. Todos sabem que ele é um é um produto cortante e perigoso, pois tem o poder de cortar facilmente, por isso devemos tomar cuidado.

    A pipa tem suas vantagens e desvantagens, então vamos fazer nossa parte e empinar pipa de maneira correta.

   

A brincadeira pode ser sem combate e com muito movimento, conquista, construção e emoção também.
Estar limpo / estar puro é brincar com o fio da linha limpa sem cortante colado! Normalmente é respeitado o estar limpo e todos podem brincar sem perder o pipa.
No geral empinar pipa é como se estivesse voando ou daqui da terra controlando o voo por um fio.

 

Fonte:

https://origamipradecorar.wordpress.com/category/pipa/

http://www.pipastornado.com.br/tipo-de-pipas/

http://www.mib.ufc.br/2012/08/a-historia-das-pipas.html

Comentários sobre Pipa Combate

Vídeo sobre Pipa Combate

Twitter
Pipa Combate
https://www.youtube.com/embed/GZwjMKAnKGg
Pipa Combate