MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Baquetas

Encontre milhares de ofertas de Baquetas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 15/12/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Baquetas?

 

As baquetas são os objetos usados para tocar diversos instrumentos musicais. Na bateria, o modelo de baqueta mais usado possui o formato de um bastão, com uma das extremidades arredondada. Porém, existem diversos outros modelos que variam em material, comprimento, peso, pontas, formato, etc.

 

 

Lista das 10 melhores Baquetas

 

  • Baqueta Vater Signature Virgil Donati VHVIRGW (Padrão 2B)
  • Baqueta GoodWood Vater 5a GW5AW, Toke Musical
  • Baqueta Liverpool Eco Jatoba
  • Baqueta Liverpool 5A Lisa Tenesse TN 5AM
  • Baquetas John Blackwell Signature - Vater
  • Baqueta C.Ibanez 5B X-Pro
  • Baqueta Vater Signature Chad Smith VHCHADW (Padrão 5B)
  • Baqueta de Madeira 7A AMERICAN CLASSIC VIC FIRTH
  • Baqueta Vassourinha para Cajon de Nylon Pithy
  • Baqueta Alba 5B Jatai


Como funcionam as Baquetas


As baquetas podem ser feitas de diversos materiais diferentes, sendo madeira, plásticos e/ou fibras os mais comuns. Os tipos de madeiras mais comuns utilizadas em baquetas são: Bambu, Mapple, Hickory, Marfim, Jatobá, Oak, entre outros. Cada tipo de madeira tem suas características específicas que ajudarão a definir quais aspectos a baqueta terá (se será resistente, leve, pesada, flexível, etc).

 

 

Para que servem as Baquetas


Cada modelo possui som, rebote e função diferente, possibilitando assim uma boa variedade de escolhas para os(as) bateristas. Escolher qual baqueta usar é algo que dependerá do quão confortável o baterista se sente com ela, de seu gosto e estilo musical, e do tipo de som que ele deseja obter.

 

 

Tipos de Baquetas


  • Madeiras: As madeiras mais usadas na confecção de baquetas são Maple, Hickory e Oak, cada qual com peso e densidade diferentes.

 

  • Tamanhos: As baquetas variam em comprimento, peso, diâmetro e formato. A 7a é um Modelo fino e leve. Produz um som mais suave. É ideal para tocar Jazz, Bossa Nova e em situações de pouco volume. A 5a é o Modelo mais utilizado. Serve tanto para tocar leve quanto pesado. Muito usado por bateristas de Pop e Rock. As 5b e 2b são Modelos mais pesados. Ideais para tocar Heavy Rock.

 

  • Pontas: Encontramos dois tipos de ponta para as baquetas – Nylon e Madeira. As pontas de Nylon oferecem um maior rebote nos tambores e destacam mais os pratos, principalmente o prato de condução. As pontas de Madeira possuem uma infinidade de formatos, cada qual proporcionando um timbre particular.

 

  • Vassourinhas: A vassourinha é muito utilizada no Jazz, na Bossa Nova, e em situações onde a música pede uma sonoridade mais suave. Além da técnica tradicional de golpear o tambor, a vassoura proporciona outro tipo de sonoridade, que obtemos “arrastando” suas cerdas na pele.

 

  • Rods: O Rod Stick ou Baqueta Acústica, como é conhecido, é constituído de um feixe de varetas de madeira, o que caracteriza um som mais suave. Pode ser usada em situações onde precisamos de pouco volume sonoro ou para produzir efeitos especiais, que não são possíveis com a baqueta comum.

 

  • Mallets: Mallets são baquetas com pontas especiais feitas de materiais como madeira, borracha, acrílico, pano, nylon, feltro, etc. Cada material tem sua sonoridade específica. Estas baquetas são usadas para tocar tímpanos, marimba, vibrafone, carrilhão, etc. Embora sejam mais usadas em percussão, elas podem muito bem ser aplicadas na bateria, quando quisermos obter efeitos especiais. O limite é a sua criatividade.

 

 

Benefícios das Baquetas


Há muitos modelos de baquetas com diferentes dimensões, peso, formatos de pontas, tipo de madeira, etc. O ideal é você pesquisar e testar vários modelos e ver qual se encaixa melhor no seu estilo.
 
É importante você testar vários modelos e “sentir” qual deles tem mais a ver com o seu som e com a sua pegada. Faça o teste da densidade e verifique se as baquetas não estão empenadas. Mesmo que você seja um baterista que toca apenas um estilo musical, é interessante você ter vários modelos diferentes no seu bag. Isso com certeza vai te ajudar em muitas situações.
 
 
Fontes:
bateragirl.com
batera.com.br
forum.cifraclub.com.br
clubedobaterista.com.br

Comentários sobre Baquetas

Vídeo sobre Baquetas

Twitter
Baquetas
https://www.youtube.com/embed/456PC940qpM
Baquetas